SEGUIDORES

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Massa de biscuit - Vale a pena fazer ou comprar pronta?

Pra começar vou passar a receitinha básica de como comecei fazendo a bendita massinha.

2 xícaras de cola branca extra
2 xícaras de amido de milho
1 colher de sopa de vinagre (vai servir pra conservar a massa)
1 colher de sopa de vaselina líquida
1 colher de sopa de creme não gorduroso (para sovar)

Misturamos tudo em uma panela anti-aderente (se for levar ao microondas, num refratário, claro) e levamos ao fogo.
Aí começa a luta: temos que ir misturando a massa, mexendo sem parar até ela desgrudar do fundo da panela, virando um "bolo" na colher de pau.
Se for no micro, devemos ajustar para a potência máxima e ir tirando a massa no primeiro minuto pra mexer, depois de 30 em 30 segundos até chegar no ponto. O ponto é o mesmo do fogão... qdo essa mistureba virar um "bolo", tá na hora de tirar!
Passamos o creme numa superficie lisa, e sovamos a massa até ela desgrudar da mão. Sim, vira uma meleca, mas vai com fé que desgruda tudo!
Enrole a massa sovada em um plástico e deixe bem guardadinha, pois o biscuit seca (mais rápido) em contato com o ar.

(como não tenho cola extra em casa, tirei essa foto do Google, ok?!)
Bom, agora vamos às contas, que nem será tão difícil calcular...

O litro da cola extra ou própria pra biscuit, gira em torno de R$10,00 o litro (com um litro conseguimos fazer algo em torno de 1kg de massa, também). Temos que somar aí, o valor do amido, da vaselina, do vinagre, sem esquecer do gás (ou da energia elétrica). 

Pensando que o kilo da massa pronta gira também em torno de R$10,00, nem precisamos fazer as somas acima pra saber que a massa pronta sai bem mais barata q a feita em casa. Tem várias marcas boas de massa pronta no mercado (mas também tem péeeeeeeeessimas). Sugiro você testar para que encontre a que melhor você se adapta!

---------------------------

Biscuit Massa | Como Fazer a Massa de Biscuit



A massa do biscuit, nada mais é que uma porcelana fria, usada geralmente para a confecção de bonequinhos, lembrancinhas, e artesanato em geral, a massa, também é conhecida por “porcelana fria” pelo fato da mesma secar muito fácil em contato com o ar, não precisando ser cozida no forno para que seque.

Muitas pessoas querem fazer este tipo de arte com a massa do biscuit, mas pra isso é nessesário aprender a fazer a massa, sabendo desta dificuldade, vamos te ensinar a fazer a massa do biscuit, passo a passo, você pode preparar no fogão, e também no microondas.

Ingredientes para fazer a massa do biscuit:
-02 xícaras (chá) de amido de milho;
-02 xícaras (chá) de cola branca própria para biscuit;
-01 colher (sopa) de caldo de limão, vinagre ou formol;
-02 colheres (sopa) de vaselina líquida;
-01 colher (sopa) de creme hidratante sem silicone;

Como fazer no microondas:
Tudo vai depender da potência do seu microondas, o tempo de cozimento varia entre 1 minuto e 30 segundos, podendo levar até 10 minutos. Na primeira vez que você for cozinhar a massa, tire-a a cada trinta segundos, sempre verificando para que a massa não passe do ponto.
Você deve misturar todos os ingredientes, depois de misturado, leva ao microondas por aproximadamente 3 minutos, mexa a cada 1 minuto, caso seja a primeira vez que você esteja fazendo em seu microondas, erifique a cada 30 segundos, para que não passe do ponto.

Como fazer no fogão:
Em uma panela, misture todos os ingredientes, mexa com uma colher de pau, até que toda mistura se desprenda do fundo da panela, sem estar totalmente ressecada, ou seja, um pouco mole ainda. Se você ja fez massa para coxinha, ou sabe como fica, o ponto deve ser o mesmo.
Como sovar a massa do biscuit:
Logo após o cozimento, coloque bastante creme nas mãos e também em uma superficie lisa e fria, um exemplo, é a pia da cozinha, sove a massa como se fosse massa de pão. Cuide muito se a massa estiver quente ainda, para não queimar as mãos.
Dicas para a massa biscuit:
1- A massa deve ser sovada ainda quando quente, para que fique com consistência macia e elastica
2- Depois que sua massa estiver sovada, você deve armazena-la em um saco plastico limpo, pois livre de poeiras e gorduras.
3- Deixe a massa em descanço por aprocimadamente 24h. Após este tempo você deve retirar a massa do saco plastico, secar, e guardar em um saco plástico novo. depois você pode tingir com a cor desejada e está pronta para a modelagem.
4- Você pode fazer seus trabalhos com a massa natural, sem que ela seja tingida. depois pintar com a tinta acílica, óleo, ou até mesmo a látex. Qualquer um desse tipo de tinta que indicamos, também pode ser usada para tingir a massa, caso desejar trabalhar com a massa colotida.
Viu como é fácil fazer a massa de biscuit ? Caso ainda tenha dúvidas, escreva um comentário.

-----------------------------

A massa de biscuit promove efeitos altamente decorativos, além de possibilitar uma renda-extra todo mês . Por isso, a cada dia cresce a procura de como fazer a massa de biscuit por todo canto. Pensando nisso, vou ensinar à como fazer a massa de biscuit e todos os seus ingredientes.

 
Ingredientes para fazer a massa do biscuit:
  • 2 xícaras de chá de cola branca própria para biscuit;
  • 2 xícaras de chá de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida;
  • 1 colher de sopa de caldo de limão, vinagre ou formol;
  • 1 colher de sopa de creme hidratante sem silicone; 
Como fazer a massa de biscuit no microondas:
 Primeiro misture todos os ingredientes, depois leve a mistura até o microondas e programa o aparelho para funcionar 3 minutos. Aconselho à interromper a cada 30 segundos para verificar como a massa de biscuit se encontra. Agora basta deixar dar o ponto. Pronto!

Como fazer a massa de biscuit no fogão:
Simples, coloque toda a mistura dentro de uma panela qualquer e depois a mexa até adquirir uma consistencia - não muito dura (ressecada) ainda um pouco mole. Como se fosse uma massa de coxinha. Pronto!


Como sovar a massa de biscuit:
A pia de sua conzinha é o local perfeito para sovar a massa do biscuit. Você só precisa passar creme nas mãos e na superfície que colocará a massa e portanto começar à massar feito uma massa de pão. 

Acabou !



Atenção:
A massa de biscuit deve ser sovada ainda quente para que não perca sua consistência.
Então quando pronta coloque-a num saco plástico limpo, para mantê-la livre de poeira; gordura; ou qualquer outra coisa que venham prejudicar seu funcionamento. Deixe-a descansar por 1 dia inteiro (24h) depois tire-a do saco plástico e sua massa de biscuit está pronta para usar!

Aprecie!

 -----------------------------

3 comentários:

  1. parabéns pelo blog,conteudo muito interssante...

    visite meu blog
    http://leiartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. todas que vi nao falam em formol e vazelina a sua ja fala como fazer todas eu so cola e maizena porquwe a sua vem com todos esses igredientes e formol e perigoso

    ResponderExcluir
  3. todas que vi nao falam em formol e vazelina a sua ja fala como fazer todas eu so cola e maizena porquwe a sua vem com todos esses igredientes e formol e perigoso

    ResponderExcluir